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Belo Horizonte, 12 de setembro de 2000
Resumo
Este relatório foi elaborado com base nos editais de licitação para fornecimento da
Urna Eletrônica, na reunião com os técnicos do TSE durante o mês de junho de 2000 e na
convocação dos delegados de partido na fiscalização dos programas usados na Urna Eletrônica.
Enfoca-se aqui, a principal sugestão do Projeto de Lei PLS 194/99, que é a obrigatoriedade
da impressão do voto, possibilitando desta forma que o eleitor possa conferir o voto impresso
e modifica-lo após esta conferência. A avaliação é que a impressão obrigatória do voto
configura-se como uma evolução no processo de automatização das eleições. Ela permitirá
uma real e efetiva fiscalização dos resultados apresentados pela Urna Eletrônica, contribuindo
ainda para aumentar a participação de quem é o maior interessado pelos resultados da eleições, o eleitor.
Argumentos apresentados contra a impressão do voto com conferência pelo eleitor:
1. A impressão do voto não é necessária pois a urna já é suficientemente segura
É dificil avaliar qual o risco de violação dos esquemas de segurança da Urna Eletrônica.
Para uma criteriosa avaliação é necessário proceder uma análise de riscos, auditoria em todo
o processo e submite-lo a simulações de quebras e tentativas de fraudes.
Embora TSE tenha se esforçado para fazer uma urna segura, a premissa de 100% de inviolabilidade
em sistemas digitais deve ser sempre rejeitada. A experiência mostra que a possibilidade de
violação dos sistemas digitais, mesmo os mais sofisticados do ponto de vista de segurança,
deve ser considerada concreta. Por mais seguros que possam parecer, a descoberta de uma
mínima falha no sistema abre inúmeras portas para fraudes. Assim, a abordagem mais prudente
e conservadora é assegurar métodos de auditoria e recuperação para que eventuais ataques aos
sistemas de seguraça possam ser dectados e indicarem seus possíveis autores.
O objetivo da impressão do voto, não é proporcionar mais segurança ao processo, mas sim,
adicionar mais um elemento de averiguação e validação dos sistemas de segurança.
O procedimentos de segurança tem que ser evolutivos e a auditoria que a impressão proporciona
hoje e em qualquer tempo é uma forma de se avaliar e validar as técnicas de segurança que
estão sendo utilizadas.
2. A impressão do voto é uma solução ultrapassada
Os critérios para se julgar se uma solução é ultrapassada ou não, são bastantes subjetivos.
Realmente, hoje, existe uma forte tendência a se eliminar papel, mas gostaria de fazer algumas considerações.
O voto não pode ser considerado apenas um papel impresso e sim um documento.
Mas um documento com certas particularidades, pois ele é obrigatoriamente anônimo,
garantindo o sigilo do voto. A eliminação de documentos impressos vêm sendo implementada
atraves de certificação digital, ou seja, cria-se uma assinatura digital que é usada para conferir
a autoria do documento e sua originalidade. Se cada voto fosse certificado digitalmente,
seu sigilo seria quebrado.
Pode se gerar um certificado digital para um programa, mas isto não siginifica que os dados gerados
por este programa estão automaticamente certificados digitalmente.
Certificar digitalmente possibilida transformar um dado em documento, mas o risco de quebra da
segurança deste documento continua existindo. Esta quebra de segurança pode acontecer de várias formas,
sendo a mais simples, atraves do vazamento das suas chaves e ou de seus algorítimos. Se houver
violação em um sistema de geração de certificados digitais, não haverá meios para descobrir se um
documento é verdadeiro ou falso. Para tomar uma decisão, um juiz pode recorrer a testemunhas,
mas, com o voto, isto impossível.
3. Com voto impresso são maiores os riscos de fraudes
Este argumento possui força apenas no caso de manipulação física do voto impresso pelo eleitor.
O modelo de impresão, que já foi anteriormente sugerido ao TSE não permite que o eleitor tenha
contato com o papel impresso mas sim por um visor junto com o mecanismo de cancelamento
e inserção na urna, totalmente automatico sem contato humano.
Considerando que a impressão será implementada com os cuidados acima, haverão vários
motivos para se inibir as fraudes:
Haverá uma dupla conferência, ou seja, para um fraude ter sucesso será necessário fraudar
os programas da Urna Eletrônica e também o conteúdo da Urna física.
Somente uma pequena porcentagem de urnas serão auditadas. Isto sgnifica que se algumas
Urnas físicas forem fraudadas, será pequena a probabilidade destas Urnas serem sorteadas
para uma auditoria. Mesmo que uma Urna física tenha sido fraudada e auditada, a
Urna Eletrônica mostrará outro resultado, e esta Urna poderá sofrer uma perícia técnica para
descobrir onde foi a fraude, com grande chance de se descobrir e punir os culpados.
4. São maiores as possíbilidades de defeitos nas impressoras
A aumento do uso do mecanismo impressor é mínimo se comparado com a vida útil deste
especifícada pelo fabricante. Em relação a agarrar papel, basta um bom projeto de engenharia.
5. Com o voto impresso aumenta o custo das modificações necessárias
Não se procedeu uma avaliação de custos.
6. Pode se fiscalizar as urnas fazendo uma eleição paralela
O PT fez esta proposta para as eleições de 2000. Trata-se de uma boa proposta pois
contribui para a melhoria da fiscalização do Partidos.
Esta proposta consiste em escolher algumas Urnas Eletrônicas e tira-las de seus locais de
votação, no dia das eleições, e simular uma votação real. Após o termino desta votação
simulada, conferir os resultados e se auditar esta Urna Eletrônica.
Para as eleições de 2000 seria a única alternativa possível, mas para ser uma solução
para as futuras eleições existem algumas limitações.
- Número pequeno de urnas fiscalizadas, pois, para esta auditoria ser eficiente é necessário ser feita
por especialistas. Para poder verificar se os programas que estão sendo executados na Urna
são os programas que foram fiscalizados pelos partidos.
- Sempre é possível que uma rotina de fraude permaneça adormecida durante a eleição paralela,
ou seja, na eleição real a rotina que gerará a fraude somente é inicializada após uma sequência
de teclas ou eventos causados por um agente fraudador.
Algumas considerações sobre o processo atual
Dificuldade dos partidos fiscalizarem o processo
A grande dúvida é se os partidos tem o direito e dever de fiscalizar e auditar o processo eleitoral?
A auditoria que foi permitida para as eleições de 2000 é insuficiente para se chegar a uma
conclusão técnica sobre a segurança do processo.
Para uma auditoria ter algum resultado é preciso liberdade de ação. No caso da Urna Eletrônica,
o TSE, que está sendo auditado, determina os procedimentos desta auditoria, restringindo a como,
onde, o que e quando deve-se auditar. Com tantas restrições é impossível que a auditoria,
feita pelos partidos políticos, seja conclusiva e um fiador da segurança das Urnas Eletrônicas.
A única alternativa para estas eleições é confiar nos técnicos e contratados do TSE.
Para uma auditoria ter exito é necessário acesso irrestrito aos equipamentos, fontes do programas,
ferramentas, informaçoes, com a antencedência necessaria, sem restrições de tempo,
do contrario esta auditoria não terá muito valor.
Quando convocação para fiscalização dos programas, criou-se um clima de tranquilidade por
força da confiança que o pessoal técnico do TSE depositava no sistema. Porem, é preocupante
concluir que o processo é seguro e inviolável apenas com base na relação pessoal estabelecida
com os técnicos do TSE.
De qualquer modo para eleições de 2000, é necessário que o TSE permita o acesso dos
partidos aos executaveis carregados nas Urnas para se averiguar se são os referentes aos
fontes anteriormente fiscalizados. E que se faça simultaneamente uma eleições paralela
dirigida, com Urnas retiradas das seções durante o dia da eleição.
Brasília, 12 de setembro de 2000 Eng. Márcio Coelho Teixeira
Nota do editor:
Alguns dias após este texto ter ficado pronto várias
notícias novas surgiram contrariando as recomendações do autor. O TSE rejeitou
a proposta do PT e tal eleição paralela para controle não foi permitida.
Também não foi permitido que os fiscais dos partidos pudessem conferir se os
progamas carregados nas urnas correspondiam aos apresentados para avaliação,
o que contrariou promessa do Secr. de Inform;atica do TSE aos fiscais dos partidos
feita no dia da apresentação dos programas. Por fim, técnicos credenciados do TSE
revelaram que os programas das urnas foram modificados depois de apresentados aos partidos.
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ler o relatório do Eng. Amílcar Brunazo Filho
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