Jornal do Voto-E

Recorte do Jornal     A Tribuna de Petrópolis
Petrópolis, 29 de abril de 2001

O Voto Secreto
Laércio Dias de Oliveira - Articulista

...E aproveitando a ocasião, um outro assunto, muito delicado e importante, sobre voto o nosso voto eletrônico que não pode ser conferido!
Você não fica incomodado com a forma de votação da nossa última eleição? Não seria muito bom aproveitar o tempo disponível agora para reestudar a questão seriamente e modificar esse curioso sistema em que não se pode verificar a exatidão da primeira e única e irrevogável apuração?
...A infalível máquina dá o resultado tal. E pronto, acabou! A ninguém caberá duvidar e discutir, ou comprovar se foi isso mesmo ou não. Está bem assim? Ficamos todos satisfeitos com essa nova modalidade que vigorou na eleição anterior? Queremos que seja assim para sempre? Não pode ter nada errado aí? ...É um programa de computador completamente inviolável... garantido, vários anos depois de criado?
O que a Senhora Democracia teria a dizer sobre isto?
Parece-me que toda votação que não puder ser conferida sempre há de ser, em principio, suspeita.
Nada contra os rapazes que bolaram o notável software eleitoral, que faturaram um belo contrato por isso; muito boa a interface com fotos dos candidatos, tudo uma beleza... Parabéns, pela rapidez da conclusão da apuração, etc., etc... até seria bom se eu tivesse uma empresa em que pudesse pagar régios salários a eles para que trabalhassem nela... Mas EU NÃO QUERO VOTAR ASSIM! Votei porque fui obrigado, como todo mundo.
Fizemos caçoada dos americanos, com a sua trapalhada na apuração da eleição do presidente W. Bush, em dezembro, mas, passado o episódio, é hora de refletir ora, eles sempre foram mais espertos e mais adiantados do que nós. Por que continuam com o voto manual - com papeleta para assinalar ou buraquinho para perfurar... - e não adotam os modernos sistemas eletrônicos que certamente uma IBM ou Microsoft (ou muitas outras) sabe fazer, provavelmente melhor do que o nosso modelo?
...E a grande pergunta Não será porque o velho método ainda continua a ser o mais confiável? - ...Pausa para meditação.


Voltar ao início do texto
Voltar ao Jornal do Voto Eletrônico