Jornal do Voto-E

Recorte do Jornal     A Tribuna de Petrópolis
Petrópolis, 30 de Março de 2001

Urnas Tupiniquins
Fernando Marrey - advogado

Num país onde a corrupção e a malandragem é generalizada como confiar que seu voto não foi desviado para candidato que não votou? Segundo o jornalista Clóviss Rossi da Folha da São Paulo "Um grupo de cidadãos e peritos em informática, aliás, já vem chamando a atenção faz tempo para o que considera fragilidade do sistema adotado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral)". Maracutaia é a arte do malandro, e o geitinho brasileiro de ser, tende ao malandro, não que esteja agredindo e difamando nosso povo, mas é voz corrente é consenso entre nós, falamos até com orgulho. O problema está quando o malandro chega ao poder, para eleger-se já necessita ser esperto, não tem ingênuo exercendo cargo público no país, é só ler jornal ou assistir um canal televisivo que não sejam os malandros chapa branca, mas os que exercem o jornalismo com um mínimo de ética e moral, que podemos constatar o que é ser político no Brasil! Folha "Operação para 'abafar' CPI pode custar R$ 1,25 bilhão", será que irrigar curral eleitoral de parlamentar é o destino mais adequado para onde se deve enviar os recursos públicos, surrupiaram o FGTS e fazem acordo que continua surrupiando o trabalhador, com a complacência de parte deles, mas a revelia de outros e dos empresários que estão sendo satanizados. É "corrupto" e "corruptor" legalmente instituídos malversando dinheiro público, num país que necessita planejar milimetricamente onde alocar seus recursos, claro que o mar de lama não pode vir a tona, FHC teme então deve mas está nos EUA e será muito bem recebido, faz o jogo do capital e do interesse estrangeiro na democracia para Inglês ver!

A campanha de beatificação da urna eletrônica propalada pela Rede Globo de Televisão e fazendo gerar o orgulho nacional, é um engodo situacionista, um perigo para nossa democracia ainda autoritária e cheia de meandros safados. Estudei as trucagem televisivas que engabelam o povo, quem determina que tal matéria vai ao ar? Como vai ser editada? As fotos com a mira de metralhadora da Macedônia em cima e o alvo o suposto helicóptero não intimidam! Trouxas! Como vai ser escrita? A professora da novela da Globo diz que os pescadores vão ter liberdade se formarem a cooperativa, é um disparate exaltar a liberdade que não existe e não se concretizará, apenas na TV vai existir, e ai passa a ser a ilusão na mente do brasileiro, temos que exaltar a igualdade de condições, mas ai a democracia autoritária corre risco, é a união do geitinho brasileiro de ser para que o poder não mude de mãos ideológicas! Imaginem se não vão usar a urna eletrônica em última cartada safada, pois no caminho existem muitas outras safadezas...

Líder do partido do presidente da República propõe que os deputados trabalhem apenas três semanas no mês, quero ver propor reduzir o salário em um quarto simultaneamente, é que na verdade representante popular no Brasil só trabalha 12 dias por mês, a semana deles começa na terça e caba na quinta, mas chegam em Brasília terça de manhã e voam para seus currais eleitorais quinta a tarde. Lá muitos planejam como utilizar as verbas que conseguiram com prefeitos mancomunados. É a festa do peão! A UNICAP já admitiu que o painel do Senado pode ser alterado e fraudado, imaginem o voto do senador poder ser redirecionado, o povo do Brasil é muito cordato, aceita tudo passivamente, é que a não lhes proporcionam educação adequada para questionar o sistema, na Europa com um povo educado na base os levantes ocorrem, aqui parecemos um bando de otários, uns mongolóides assistindo TV, é uma alienação imposta pelo poder. Vou passar a assistir a novela da globo e escrever semanalmente sobre o tema!

Leonel Brisola merece todo nosso respeito, conhece como ninguém os meandros do poder, foi alvo de campanha destrutiva da nossa televisão. Para clarear a safadeza, se o canal quer destruir o político põem no ar todos os defeitos da administração, a violência, a dengue, os presídios, a saúde; quando querem levantar um político colocam as qualidades e as matérias que o poder proporciona, mesmo tendo as mesmas desgraças que o difamado só é mostrado o benefício, no imaginário popular o que prevalece e a versão da mídia O povo, entretanto, também pode fazer as notícias serem geradas!, mas para ao que acreditam em eleições a urna eletrônica deve ser periciada já!, depois não adianta reclamar!


Voltar ao início do texto
Voltar ao Jornal do Voto Eletrônico