Jornal do Voto-E

Recorte da     Página do PDT
Brasilia, 22 de Fevereiro de 2000

Deputado coloca sob suspeita o SISTEMA ELETRÔNICO ELEITORAL
Francisco Barroso

[Página original]

O deputado Dr. Hélio (PDT-SP), em discurso hoje à tribuna da Câmara dos Deputados, evidenciou fortes suspeitas sobre a legitimidade do processo eleitoral por meios eletrônicos. O parlamentar teve suas preocupações aguçadas a partir dos trabalhos investigativos do jornalista Elio Gaspari, publicados no Jornal Folha de São Paulo de 20/02, onde são demonstradas provas contundentes de que as declarações de rendimentos anuais de cerca de 17 milhões de contribuintes da Receita Federal, foram acessadas e copiadas em CDs por agentes externos, numa comprovação tácita da falta de segurança do sistema.

“As declarações de pessoas físicas e jurídicas se tornam informações preciosas para o crime organizado sobretudo nos crimes de seqüestro”. Aponta Dr.Helio descartando a possibilidade de que esta invasão tenha sido um caso isolado de hackers. “Se o sistema arrecadador do porte da Receita Federal está vulnerável a este tipo de ação delituosa, imaginemos o estrago que uma quadrilha especializada como esta causaria no nosso Sistema Eleitoral Eletrônico, onde não se tem uma experiência técnica, nem uma cultura voltada para o sigilo eletrônico, nem tampouco uma polícia federal preparada para combater tais delitos.”

Em vários países, uma violação como esta, justificaria a suspeição dos demais processos por meio eletrônico, que se tornassem vulnerável a algum ataque semelhante. Dr. Hélio recomenda “que até que se tenha medidas reais de segurança do sistema - para se evitar que ataques à democracia possam ser permitidos nas próximas eleições – seja colocado em suspeição, nosso atual Sistema Eleitoral Eletrônico.

Um sistema de auditagem concomitante ao processo eletrônico – como é utilizado nos países desenvolvidos – é a principal sugestão de Dr. Hélio. Este sistema funciona com uma impressão da votação eletrônica, que é depositada em uma urna. Posteriormente, é realizada uma auditagem aleatória – para que os números sejam comparados com aqueles registrados em meio eletrônico.


Voltar ao início do texto
Voltar ao Jornal do Voto Eletronico