Jornal do Voto-E Fórum do Voto-E

Comunicado à Imprensa - Aviso de pauta
Brasilia, 30 de Maio de 2000

Segurança da urna eletrônica vai ser questionada no Senado nesta quinta, 1/6

Engenheiros do Fórum do Voto Eletrônico são chamados para assessorar Senadores

Os engenheiros Amílcar Brunazo Filho e Marcio Teixeira, do Fórum do Voto Eletrônico, à convite da Mesa do Senado Federal, participam nesta quinta-feira, dia primeiro de junho, às 9h30m da Reunião Especial da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado que vai discutir a segurança e a possibilidade de fraude nas urnas eletrônicas brasileiras. Logo em seguida, às 11 horas, o plenário do Senado vota o projeto-de-lei 194/99, do Senador Roberto Requião (PMDB-PR), que visa aperfeiçoar o voto eletrônico.

Requião quer acabar com a digitação do número do eleitor no mesmo ambiente magnético em que ele deposita o voto; e quer que todos os votos sejam impressos em papel para possibilitar a conferência pelo próprio eleitor e, posteriormente, permita que os partidos políticos fiscalizem a apuração. Atualmente a urna é inauditável e fere o preceito constitucional de que os partidos políticos devem fiscalizar todos os atos da Justiça Eleitoral. Brunazo e Teixeira vão assessorar Requião nos debates que serão travados na CCJ onde também estarão presentes o presidente do TSE, Ministro Néri da Silveira, e o Secretário de Informática do TSE, Paulo Cezar Camarão.

No próximo dia 3 de outubro, segundo os numeros oficiais do TSE, 107 millhões de eleitores, usando 354 mil urnas eletrônicas, espalhadas por 315 mil seções eleitorais de Norte a Sul do Brasil, elegerão cerca de 5.400 prefeitos e cerca de 53 mil vereadores no primeiro pleito totalmente informatizado a ser realizado no Brasil.

Mais informações com Osvaldo Maneschy
Reg. Prof. MT Drt/RJ 12.704 – Tel. (21) 9983 3322


Voltar ao início do texto
Voltar ao Jornal do Voto Eletronico