Jornal do Voto-E

Recorte da     Folha de São Paulo
São Paulo, 01 de junho de 2004

VOTO ELETRÔNICO

Editorial, pag. 2

[ ver texto original ]

É verdade que os EUA não se encontram numa posição privilegiada para pontificar sobre apuração e contagem de votos. Depois do fiasco eleitoral de 2000, não ficou nenhuma dúvida de que o sistema americano era deficiente e obsoleto. Para reverter essa situação, a grande maioria dos 50 Estados norte-americanos está promovendo reformas eleitorais. Compreensivelmente, ninguém deseja repetir os insucessos verificados na Flórida.

Até aqui, 18 Estados adotaram o sistema digital sem o voto impresso, semelhante às urnas eletrônicas brasileiras. Essa opção vem sendo duramente criticada por especialistas em informática, parlamentares e grupos de ativistas. Tecnicalidades à parte, o receio é que o voto puramente digital abra uma larga avenida para fraudes. A história, de fato, ensina que nunca se deve subestimar o engenho humano quando se trata de desenvolver novas formas de trapaça e logro.

A discussão sobre a segurança das urnas eletrônicas não é nova para os brasileiros. Mas a forte resistência dos americanos ao sistema - a Califórnia ameaça até banir o uso do equipamento que já possui se não houver modificações - deveria servir-nos como uma oportunidade de reflexão e reconsideração. Esta Folha julga que foi precipitada a decisão do Congresso de desistir, em outubro de 2003, de acoplar às urnas eletrônicas brasileiras um sistema de impressão de voto.

A existência do voto impresso, que é conferido pelo eleitor, emprestaria ao sistema uma materialidade de que ele hoje não dispõe. Essa providência fecharia as portas para muitas das possíveis formas de fraude. Daria também ao eleitor uma dose extra de confiança, além da possibilidade física de proceder a uma recontagem, caso isso se mostrasse necessário.

Infelizmente, o Legislativo, diante da estimativa de custo para adaptar o sistema (cerca de R$ 350 milhões, em outubro de 2003) e do previsível alongamento do tempo de votação, preferiu rejeitar a proposta.


Voltar para :   [ início do texto ]   [ Jornal do Voto-E ]