Jornal do Voto-E

Recorte do Jornal     Diário Catarinense
Florianópolis, 07 de março de 2001

Segurança da urna em debate
Ana Minosso

Passados seis meses da primeira eleição completamente informatizada no país, a polêmica sobre a possibilidade de conferir a apuração dos votos ainda põe em cheque a confiabilidade e a segurança das urnas eletrônicas.

O impasse divide opiniões e foi tema do IX Simpósio Brasileiro de Computação Tolerante a Falhas (SCTF), realizado ontem, no centro de convenções do ingleses Praia Hotel, na Capital. De um lado, defendendo a impressão do voto para co nferir a apuração, o engenheiro Amílcar Brunazo Filho,moderador do fórum do voto eletrônico - site que há quatro anos discute a questão na Internet -, o especialista Joanilson Ferreira, da empresa Staff Consultores, e o auditor de informática de Belo Horizonte, Evandro Luiz de Oliveira. A posição de que o sistema de votação eletrônico é completamente confiável foi defendida pelos engenheiros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Franklin Almeida e Osvaldo Catsumi Imamura.

O engenheiro Amilcar Brunazo assegura que, além do TSE não oferecer nenhuma forma de conferir a apuração dos votos, em diversas cidades do país houve dúvidas sobre o processo eletrônico eleitoral, mas nenhum recurso para recontagem dos votos foi aprovado. Em São Domingos, cidade com 7 mil eleitores no interior de Goiás, o Ministro do TSE, Nelson Jobim, até autorizou uma auditoria nas 23 urnas utilizadas em 1º de outubro, mas o auditor Evandro Luiz de Oliveira explica que não foi possível cumprir os ritos processuais e nada foi investigado.

Para Oliveira, os defeitos apresentados no processo eleitoral advém da precária discussão com a sociedade civil, da auto-suficiência dos técnicos do TSE e da omissão da classe política, que desprezou, durante a elaboração da legislação, a adoção de procedimentos simples - mas vitais - para uma eleição informatizada.


Florianópolis, 11 de março de 2001
A urna eletrônica é segura?
Ana Minosso

Técnicos e TSE divergem a respeito da eficiência dos mecanismos contra fraudes

O debate sobre a segurança e confiabilidade das urnas eletrônicas, discutido num Simpósio de Computação Tolerante a Falhas, esta semana em Florianópolis, pode ter um capítulo a mais este mês, quando o projeto de lei que acrescenta o voto impresso ao processo eleitoral entrar no plenário do Senado. O processo Nº 194/99, de autoria do senador paranaense Roberto Requião (PMDB) já foi aprovado pela Comissão de Justiça e aguarda a escolha do novo presidente da comissão para entrar em votação. Depois, passa pela avaliação dos deputados federais e, se aprovado, pela sanção do presidente da República.

A proposta acrescenta que o voto seja impresso e mostrado ao eleitor, que o depositará numa urna convencional. O eleitor poderá refazer a votação caso discorde do papel. Três por cento das urnas com votos tradicionais serão conferidas e, para cada urna com resultado diferente, outras 10 serão recontadas. A principal modificação é que se desvincule o eleitor da máquina de votação, para impossibilitar a identificação do voto.

O engenheiro Amílcar Brunazo Filho, que a quatro anos defende o voto impresso na Internet, acredita que o projeto vai dar mais segurança à votação. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) discorda que seja necessário imprimir o voto. Por três vezes, o processo 194/99 foi retirado da pauta de votação em 1999 a pedido do presidente do TSE, ministro José Néri da Silveira. Na eleição de 1º de outubro, foram usadas cerca de 320 mil urnas eletrônicas no país. O TSE não possui levantamento de quantas apresentaram problemas, mas, nenhum pedido de auditoria ou recontagem, foi acatado pela Justiça eleitoral.


Voltar ao início do texto
Voltar ao Jornal do Voto Eletrônico