Jornal do Voto-E

Recorte da     Diário do Grande ABC
Diadema, 05 de junho de 2001

Gilson Menezes quer atas das eleições
Gislayne Jacinto

[Página original]

Depois de conseguir os logs das urnas eletrônicas (espécie de caixa preta) utilizadas nas últimas eleições de Diadema, o ex-prefeito Gilson Menezes (PSB) tem outra meta. Seus advogados entraram com um processo no Fórum da cidade requerendo outros documentos, como as atas feitas pela Justiça Eleitoral durante pleito.

"Os logs foram bastante esclarecedores, pois apuramos algumas irregularidades, mas precisamos de outros documentos para fazermos a comparação e a análise de tudo", disse Maria Aparecida Cortiz, uma das advogadas do ex-prefeito.
Entre os documentos solicitados estão as atas de cerimônia de lacração e atas de cerimônia de carga das urnas. "Estamos esperando que a Justiça de primeira instância defira ou indefira o nosso pedido em uma semana. Se nos for negada a documentação, vamos entrar com outras medidas judiciais no TRE (Tribunal Regional Eleitoral)", disse Maria Aparecida. Para conseguir os logs, Gilson também teve de recorrer ao TRE, porque a Justiça em primeira instância negou o pedido do socialista.
Pela avaliação dos dados dos logs, três urnas da cidade teriam apresentado defeito na eleição passada. A análise foi feita por Amilcar Brunazo Filho, assessor técnico da subcomissão do voto eletrônico no Senado, contratado por Gilson para emitir um parecer sobre o assunto. "Queremos saber se isso consta das atas", disse a advogada.
O relatório de Brunazo diz que nenhuma das urnas eletrônicas teria passado por um procedimento de carga, teste e lacração regular conforme mandam a lei 9.504/97 e a resolução 20.563/00 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Segundo o engenheiro, as urnas teriam ficado carregadas e sem fiscalização e isso as deixou vulneráveis.
Brunazo também colocou em seu relatório que a seção eleitoral de número 224 da Zona 329, não teria constado da relação de locais de votação original e na qual teria sido usado uma apuração nominal. Ele denunciou que o número de votos supera em 97 a quantidade dos eleitores habilitados. Ele afirmou que a relação que o cartório eleitoral forneceu tinha 399 eleitores inscritos e o log aponta que votaram 496 votos. Outro problema apontado pelo técnico nesta urna é que ela teria sido desligada às 17h04, quando foram impressos cinco cópias do boletim de urna. O perito diz que às 18h38 esta urna voltou a ser ligada e foi ativado o programa de apuração de voto


Voltar ao início do texto
Voltar ao Jornal do Voto Eletrônico